Universidade de Coimbra e Águas de Coimbra cooperam para gestão sustentável da água
Os protocolos de colaboração, que visam promover um consumo mais sustentável de água, foram celebrados a 30 de outubro, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.
A Universidade de Coimbra (UC) e a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) assinaram hoje, dia 30 de outubro, dois protocolos de colaboração que visam promover um consumo mais sustentável da água.
Um dos acordos está relacionado com a monitorização dos consumos de água e estabelece que a AC passa a facultar o acesso aos consumos registados em todos os contadores instalados na UC. A AC irá, ainda, prestar serviços complementares, que possam contribuir para uma gestão mais eficiente da água, como soluções de alarmística, em casos de consumos continuados. Um uso sustentável da água em todos os espaços tutelados pela UC é relevante, desde logo, pelos custos económicos e ambientais associados a possíveis desperdícios.
Foi, ainda, formalizado um segundo protocolo, com o objetivo de incentivar o consumo de água da rede pública nas instalações da UC, que passa por disponibilizar pontos de água a todos os utilizadores desta instituição de ensino superior. Para tal, o acordo prevê a constituição de uma equipa técnica, com elementos de ambas as entidades, que avalie e verifique as melhores localizações nos edifícios da Universidade de Coimbra para a instalação de equipamentos dispensadores de água.
Os pontos para disponibilização de água de qualidade da rede pública serão implementados em espaços interiores e exteriores da UC. O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sublinha a importância de “dar a todas as pessoas a possibilidade de consumir água da rede pública, sem desperdício de plástico”.
Já o presidente do Conselho de Administração da AC, Alfeu Sá Marques, adiantou, ainda, que irá oferecer à UC dois bebedouros “Gota”, concebidos pelos trabalhadores da empresa municipal, que ficarão instalados em áreas exteriores.
A parceria procura, assim, mobilizar toda a comunidade académica para hábitos de consumo mais sustentáveis, nomeadamente a utilização de água da rede pública de Coimbra, reconhecida como excelente pela entidade reguladora do sector, dispensando a utilização de garrafas de plástico descartáveis e não reutilizáveis.
O Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, destaca o impacto direto que os protocolos vão ter no dia a dia da comunidade UC, em particular o acesso a pontos de disponibilização de água, que "será bastante útil e ambientalmente mais amigável". Sobre o outro protocolo, irá permitir, de forma "célere e eficaz", "identificar maus usos, maus funcionamentos da rede e ruturas", impedindo a perda de água.
A cerimónia contou também com a intervenção do investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, António Gomes Martins, que falou sobre a Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC.